A coragem e a visão de Itamar Franco

A coragem e a visão de Itamar Franco

Por: Janguiê Diniz
04 de Jul de 2011

A notícia de que havia falecido um dos grandes colaboradores da estabilização da economia brasileira causou comoção em diversas esferas da política nacional. Ao velório, neste domingo, compareceram inclusive a presidenta Dilma Rousseff e o também ex- presidente Lula, ambos filiados a partidos de oposição, mas que reconhecem a importância da gestão de Itamar para o desenvolvimento do País.

O Plano Real, lançado em janeiro de 1994, passou a vigorar em 1º de julho do mesmo ano. Na época em que assumiu o governo, o então suplente de Fernando Collor se deparou com uma grave crise econômica, na qual a inflação atingiu espantosos 1.100%. O cenário político enfrentado por Itamar estava desgastado devido às denúncias de corrupção e o consequente empeachment do seu antecessor. Entre as mudanças definidas estava a substituição do plano econômico corrente, o Cruzeiro Real.

Considerado dono de um comportamento irretocável, Itamar Franco levou bem mais que seu “jeito mineiro” ao Palácio do Planalto. Trocou ministros e delegou cargos de confiança às bancadas mineiras, formando uma equipe que acabou apelidada de “república do pão de queijo”. As medidas foram das críticas ao sucesso e contribuíram de forma decisiva para a estabilidade econômica no País.

Um homem vencedor foi Itamar Franco, que faleceu aos 81, após brava luta contra a leucemia. Seus êxitos, porém, já estão eternizados na história brasileira.

Transformando

Sonhos em Realidade

Na primeira parte da minha autobiografia, conto minha trajetória, desde a infância pobre por diversos lugares do Brasil, até a fundação do grupo Ser Educacional e sua entrada na Bolsa de Valores, o maior IPO da educação brasileira. Diversos sonhos que foram transformados em realidade.

Receba as novidades em primeira mão!