No mês de novembro, o Instituto Mauricio de Nassau (IMN), o qual presido, realizou pesquisa eleitoral em Pernambuco. A pesquisa revelou que a administração do presidente Lula tem a aprovação de 85% (ótimo/bom) dos pernambucanos. Na região do São Francisco, a administração petista obtém 90% de aprovação. Em vários estados do Nordeste, a gestão do presidente Lula tem aprovação semelhante à de Pernambuco. Recente pesquisa do Instituto Datafolha mostra que o governo Lula tem 67% (ótimo/bom) de aprovação no Brasil.
A economia brasileira, antes da crise, cresceu. Crédito foi oferecido, inclusive, a oferta deste possibilitou que a sociedade brasileira não sofresse tanto com a recente crise econômica. O programa Bolsa Família alcança mais de 11 milhões de famílias, principalmente no Nordeste. Este programa é importante, pois contribuiu para diminuir a desigualdade social, como também para incluir indivíduos no mercado consumidor.
É significativo lembrar que no governo Lula a diplomacia brasileira ganhou visibilidade. Não pretendo neste espaço emitir opinião quanto às decisões do presidente Lula no âmbito internacional. Mas reconheço que ele mostrou o Brasil ao mundo. Registro que a diplomacia brasileira no governo Lula criou no brasileiro o sentimento de “nós somos também grandes”.
O crescimento econômico, o Bolsa Família, o Prouni, a oferta de crédito, a diminuição da desigualdade social e a diplomacia brasileira são causas objetivas as quais motivam que a administração do presidente Lula obtenha alto índice de aprovação. Contudo, certamente, existem causas subjetivas que também permitem que a imagem de Lula colabore para a aprovação da sua administração.
Lula fala a língua do povo e é por isto que ele conquista tantos adeptos. Esta afirmação está presente no senso comum. Carece de prova científica esta assertiva. Mas é uma hipótese plausível. O ator político ao falar a língua do povo, seguramente, é mais bem entendido. E Lula – não sei se ele faz uso de pesquisas de opinião antes de se pronunciar – diz o que a população quer ouvir.
A história de vida do presidente também é outra variável importante. Nestes últimos 15 anos, a classe C cresceu. As classes D e E diminuíram. A mobilidade social ascendente que atingiu milhões de brasileiros, independente de para qual classe eles foram, certamente contribuiu para que o presidente Lula conquistasse alta aprovação. Neste caso, milhões de brasileiros se identificam com a história do presidente Lula, já que o presidente “veio de baixo” assim como milhões de outros brasileiros.
Pesquisa do IMN indagou os pernambucanos quanto ao desejo de assistir ao filme “Lula: o Filho do Brasil”. 82% dos entrevistados afirmaram que pretendem assistir ao filme. Constato, então, que em razão da película contar a história do presidente Lula, os pernambucanos têm o interesse de assistir ao filme.
Reconheço a dimensão nacional e internacional do presidente Lula. Ele é um líder. Um líder que está acima do PT. Acima de qualquer partido. Um líder que se fez líder através da perseverança, do diálogo, da sua história de vida e de ações meritórias do seu governo. Ressalto que Lula não só conquistou milhões de brasileiros, mas também admiradores em diversas partes do mundo.
Transformando
Sonhos em Realidade
Na primeira parte da minha autobiografia, conto minha trajetória, desde a infância pobre por diversos lugares do Brasil, até a fundação do grupo Ser Educacional e sua entrada na Bolsa de Valores, o maior IPO da educação brasileira. Diversos sonhos que foram transformados em realidade.