A Era Lula

A Era Lula

Por: Janguiê Diniz
03 de Nov de 2010

Nos últimos 21 anos, desde a redemocratização do Brasil, Lula protagonizou todas as eleições e agora, numa decisão acertada, recusou qualquer projeto de terceiro mandato, deixando o poder como um mito, respeitando a alternância política tão crucial para a democracia.
A Era Lula possibilitou ao Brasil diversas conquistas, cujas bases foram construídas no governo de seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso. São ações meritórias do governo do peessedebista as privatizações, o controle do gasto público, a negociação das dívidas dos estados, a ampliação do Ensino Superior privado, a abertura do mercado, o fim dos monopólios e a criação das agências reguladoras, além da estabilidade econômica conquistada pelo Plano Real, com FHC como ministro da Fazendo do governo Itamar Franco.

O presidente Lula, antes de ser eleito, assumiu, através da Carta aos Brasileiros, o compromisso de manter as ações meritórias do governo FHC, em particular, as conquistas no âmbito econômico. Lula foi forte diante da pressão de diversos militantes do PT e optou por governar respeitando o alicerce já construído.

Sob os olhares desconfiados do mercado e da sociedade, Lula iniciou seu primeiro governo. Aos poucos, mostrou aos brasileiros o seu jeito de governar, seu modo simples de falar, e a forma como projetou sua própria trajetória de vida como motivador para contribuir com a ascensão social da população dos grotões do País.

Ao ampliar o Bolsa Família, o presidente Lula fez com que muitos brasileiros adquirissem renda. O programa social possibilitou que a economia fosse ativada em diversos municípios do Nordeste. Vários estabelecimentos comerciais surgiram em razão dos novos consumidores que brotaram em virtude dessa nova renda. Porém, o Bolsa Família precisa proporcionar a contínua mobilidade social. Por isso a sua concessão deve estar atrelada ao desempenho escolar dos filhos das famílias beneficiadas.

A oferta de crédito e a estabilidade monetária registrada no governo petista possibilitaram o aumento do consumo. A recuperação do valor do salário mínimo contribuiu para a inserção de milhões de indivíduos na classe C. A Era Lula fez com que milhões de brasileiros descobrissem o paraíso do bem-estar econômico.

A diplomacia do governo Lula foi exercida com independência e pragmatismo. Embora, em alguns instantes, o presidente tenha optado por não criticar ditadores. Lula chamou a atenção dos Estados Unidos ao procurar se relacionar com países em desenvolvimento, projetando-o mundialmente. Ao procurar países da África, além da Índia e da China para construir fortes laços comerciais, o governante brasileiro mostrou que relações econômicas precisam ser realizadas com todas as nações.

Lula termina o mandato como o político mais popular da história republicana brasileira. Protagonista da vitória de Dilma, Lula deixará uma benéfica herança a nova presidente, cujo o maior desafio será honrar no âmbito da gestão governamental a contribuição que Lula deu ao seu sucesso eleitoral.

Transformando

Sonhos em Realidade

Na primeira parte da minha autobiografia, conto minha trajetória, desde a infância pobre por diversos lugares do Brasil, até a fundação do grupo Ser Educacional e sua entrada na Bolsa de Valores, o maior IPO da educação brasileira. Diversos sonhos que foram transformados em realidade.

Receba as novidades em primeira mão!