A Importância da doação de órgãos

A Importância da doação de órgãos

Por: Janguiê Diniz
12 de Jun de 2009

Mas, quando se trata da doação, ainda encontramos cidadãos apreensivos em doar.

A confirmação se deu através de pesquisa intitulada Saúde, Vida e Valores, divulgada em maio pelo Instituto Maurício de Nassau, entidade mantida pelo Grupo Universitário Maurício de Nassau. Mais de 800 pessoas foram entrevistadas e, desse volume, 95% se mostrou a favor da doação de sangue. Porém, quando questionados se já haviam doado sangue, apenas 30,1% responderam sim. E somente 10,4% doaram para pessoas conhecidas. Quando perguntados sobre quem pretende doar sangue, 23% afirmaram com veemência que não. Para a doação de órgãos e tecidos, as chances dos receptores aumentam quando a família, mesmo abatida em enfrentar a perda brusca de um ente querido, manifesta o desejo do parente, que em vida, optou por ser um doador. O acréscimo em doações está nos dados da Central de Transplantes de Pernambuco, que apontam para um aumento de 600% no número de doações, no período de 1995 a 2008.

Esse aumento é fruto do desenvolvimento de campanhas, a exemplo da ação realizada pela Faculdade Maurício de Nassau, que lançou campanha para sensibilizar 30 mil alunos com o objetivo de conscientizá-los sobre a importância de se mostrar ainda em vida o desejo de doar órgãos. Documentos foram distribuídos para os alunos que consultaram suas famílias e expressaram o desejo de serem doadores de órgãos e tecidos para fins de transplantes. A mesma pesquisa do Instituto Maurício de Nassau também ouviu a população acerca da doação de órgãos. Neste caso, 84% expressaram o desejo de doar, porém, quando perguntados 54,9% disse que não é doador de órgãos. Essa postura precisa ser quebrada e substituída por participação espontânea, que independa de campanhas educativas e sensibilizadoras.

O estoque do banco de sangue da Fundação Hemope necessita de reposições diárias para devolver esperança a pacientes que aguardam por doação. Todo cidadão pode ligar para o número: 0800-811535 e fazer um ato de cidadania e solidariedade. O incentivo para esse gesto voluntário pode ser feito por você para os seus familiares e amigos. Salve a vida de quem deposita esperanças nesta atitude.

Transformando

Sonhos em Realidade

Na primeira parte da minha autobiografia, conto minha trajetória, desde a infância pobre por diversos lugares do Brasil, até a fundação do grupo Ser Educacional e sua entrada na Bolsa de Valores, o maior IPO da educação brasileira. Diversos sonhos que foram transformados em realidade.

Receba as novidades em primeira mão!