O novo ministro da Educação Aloizio Mercadante. Confesso que fiquei impressionado com sua inteligência, dinamismo e conhecimento dos problemas do Brasil, e, em particular, da educação brasileira. Mas, o que mais me chamou a atenção foi sua vontade de transformar a educação brasileira e fazer de nosso país uma grande nação.
O ex senador e então ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante assume, aos 57 anos, o Ministério da Educação brasileiro. O economista, que destacou-se desde a época de estudante como presidente de entidades estudantis, é mestre em economia pela Universidade de Campinas (Unicamp), professor licenciado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e defendeu sua tese de doutorado no Instituto de Economia da Unicamp.
Com uma simpatia invejável e carisma singular, Mercadante chega ao Ministério com o discurso “de uma alavanca suprapartidária para a melhoria da educação brasileira, assim como aconteceu no ministério da ciência, tecnologia e inovação” e lançando inúmeros projetos para a área da educação, e, em especial, dois que merece destaque.
Um deles é o programa Alfabetização na Idade Certa, que pretende intensificar o ensino de crianças de até oito anos de idade. O outro programa anunciado é destinado para a população no campo e se chamará Pronacampo, que tem como objetivo reduzir os índices de analfabetismo nessas regiões.
Grande divulgador do “iPad brasileiro”, durante sua passagem pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante trouxe investimento e incentivos para a tecnologia nacional, colocando no mercado produtos competitivos. Agora, ele assume mais um dos principais ministérios do Brasil, em um momento propício do país. Acreditando que a educação é um ponto forte e o grande legado para o desenvolvimento do Brasil, o ministro demonstra empolgação e disposição para buscar investimentos e melhorias na área, inclusive contando com a ampla parceria do ensino privado.
Como ex Ministro da Ciência e Tecnologia, Mercadante também se mostra a favor do uso de tecnologias da informação, como a utilização de tablets e lousas eletrônicas, para melhorar a educação, ressaltando que nada substitui a relação professor-aluno e que por isso deve-se investir na qualidade dos docentes de todo o país.
Em uma área que quase sempre gera polêmicas, o ministro se mostra aberto ao diálogo na busca por melhorias em diversos projetos da educação, tais como o Exame Nacional do Ensino Médio, Enem; Programa Universidade para todos, PROUNI; Financiamento Estudantil, FIES, além do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, Pronatec; e na formatação de pacto nacional pela educação, que envolva a sociedade como um todo: população, empresários e governo.
A expectativa de todos os educadores é que com Aloizio Mercadante a educação brasileira mobilize a todos na construção de um Brasil melhor, e a chegada de um gestor com um histórico de sucesso, inteligência e competência como o dele acende a esperança de que muito pode e deve ser feito. Seja bem vindo Mercadante. O Brasil e o povo brasileiro precisa muito de você.
Transformando
Sonhos em Realidade
Na primeira parte da minha autobiografia, conto minha trajetória, desde a infância pobre por diversos lugares do Brasil, até a fundação do grupo Ser Educacional e sua entrada na Bolsa de Valores, o maior IPO da educação brasileira. Diversos sonhos que foram transformados em realidade.