As demandas do Eleitor Recifense

As demandas do Eleitor Recifense

Por: Janguiê Diniz
24 de Ago de 2012

As instituições estatais, assim como os próprios estados federativos e o próprio estado federal, bem como as prefeituras municipais devem, sistematicamente, prestar contas de suas ações. É que esses órgãos são geridos por políticos, gestores públicos, que são remunerados e administram com recursos orçamentários oriundos de impostos pagos pela população. O objetivo primacial desses recursos orçamentários tributários consiste em prover bens e serviços públicos para a população.
Segurança pública, saneamento básico, educação e saúde – em qualquer edilidade pública – seja municipal, estadual ou federal, consistem nas demandas clássicas da sociedade. Nesse contexto, dependendo da capacidade de arrecadação tributária e principalmente na competência administrativa com gestão eficaz ou ineficaz, algumas edilidades atendem de modo eficiente, ou não, essas demandas, beneficiando, sobremaneira, a população.
No mundo contemporâneo, variados estados federais, independente do continente, sofrem com uma constante incompetência administrativa de seus gestores além da incapacidade fiscal e tributária. A guisa de exemplo, citamos alguns estados do velho continente. A população de países como Portugal, Espanha e França tem questionado, com frequência, a incapacidade do estado em manter o well fare state, ou estado do bem-estar social e econômico. No Brasil, por outro turno, desde a década de 70, é constante o debate acerca da capacidade do estado em remunerar adequadamente os servidores públicos e ao mesmo tempo, realizar investimentos em bens e serviços públicos.
Ademais, o debate, no que diz pertinência à capacidade fiscal do estado, independente de quem seja o Presidente da República do Brasil e de que partido seja, tem sido uma constância nos meios da municipalidade brasileira. Com efeito, gestores municipais, com o objetivo e o discurso de atender as demandas da população municipal, sempre realizam marchas à capital federal no afã de cobrar mais verbas à União.
Nesse diapasão, diante da escassez de recursos, os governantes municipais, estaduais e federais, precisam definir prioridades. E essas prioridades devem ser definidas com base nas principais demandas da população. OU seja, o que a população mais necessita e deseja para viver bem e feliz. E para isso precisam saber quais as reais demandas. Pensando nisso, às vésperas de uma eleição municipal acirrada no município de Recife, o Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN), em parceria com os veículos de comunicação Portal de Notícias LeiaJá.com e Jornal do Commercio, resolveram elaborar uma pesquisa em todas as regiões geográficas da cidade do Recife para levantar, com profundidade, as verdadeiras demandas da população da cidade de Recife.
A pesquisa ouviu a população nas diversas regiões administrativas do Recife e identificou as suas principais demandas. Nesse particular, é interessante registrar que, independente da área geográfica e das características peculiares de cada uma, as demandas dos eleitores que foram detectadas são praticamente as mesmas, quais sejam: segurança pública, saneamento básico, saúde, educação, etc. Diante desta constatação, sem titubear, chega-se à ilação de que os desafios do futuro gestor ou prefeito do Recife não serão tão diversificados.
Uma pesquisa tão relevante como esta não poderia ficar restrita apenas a poucas pessoas. Pensando nisso, o Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN), o Portal de Notícias LeiaJá.com e o Jornal do Commercio resolveram dar ampla publicidade à mesma através da publicação dividida numa série de matérias publicadas no Portal de Notícias LeiaJá e no Jornal do Commercio, e também, através da consagração do mesmo em livro intitulado: “As Demandas do Eleitor Recifense – Agenda Recife”.
A pesquisa será apresentada à sociedade dia 27 de agosto, as 19 hs no Restaurante Manuel Bandeira, onde haverá, também, o lançamento do livro. A obra será vendida nas principais livrarias da cidade e também entregue a todos os candidatos que disputarão, em outubro de 2012, a eleição para a Prefeitura Municipal do Recife. Esperamos que com a leitura deste livro, o futuro prefeito do Recife, em identificando as principais demandas da população recifense de todas as regiões, possa definir as principais prioridades, e por via de consequência atuar resolvendo-as com a brevidade que as mesmas exigem.
Parabéns ao Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN) ao Portal de Notícias LeiaJá.com e ao Jornal do Commercio por esta importante obra. Parabenizo também aos seus organizadores. E boa sorte ao futuro prefeito do Recife!

Transformando

Sonhos em Realidade

Na primeira parte da minha autobiografia, conto minha trajetória, desde a infância pobre por diversos lugares do Brasil, até a fundação do grupo Ser Educacional e sua entrada na Bolsa de Valores, o maior IPO da educação brasileira. Diversos sonhos que foram transformados em realidade.

Receba as novidades em primeira mão!