Apesar de ter seus primeiros registros na década de 50, foi apenas na década de 70 que o assunto passou a ser estudado pela American Accouting Association e American Institute of Certified Public Accountants. Ademais, foi a partir deste marco que a Responsabilidade Social passou a ser decisiva para o desenvolvimento das empresas. Podemos afirmar – sem dúvidas – que a junção dos esforços de empresas e sociedade passou a ser resultante no desenvolvimento social e na contribuição para uma sociedade mais justa.
Para as empresas, as ações de Responsabilidade Social estão diretamente ligadas à retribuição a sociedade daquilo que tem sido obtido pela mesma. Neste caso, a Responsabilidade Social Empresarial é a forma de gestão ética e transparente que as organizações têm com o seu coletivo, de modo a minimizar os possíveis impactos negativos no meio ambiente e na comunidade. Essa retribuição é feita, na grande maioria das vezes, através de ações que beneficiam a sociedade nos âmbitos da educação, meio-ambiente, saúde e projetos sociais.
Atuar com Responsabilidade Social ainda é um desafio para muitas empresas. Contudo, esse desafio torna-se muito simples quando existe o conhecimento da realidade que cerca a empresa. O conhecimento da comunidade, das dificuldades vividas pelos moradores da região e das necessidades da população. Através dessas informações é possível assegurar a inserção social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas, sempre respeitando a diversidade que faz parte de qualquer país.
Faz-se necessário compreender que a responsabilidade social não deve ser encarada como uma estratégia de divulgação para as empresas. Ter responsabilidade social, através de projetos que incentivam a geração de renda e oportunidade de trabalho, é trazer benefícios mútuos entre a empresa e a comunidade, melhorando tanto a qualidade de vida dos funcionários, quanto a atuação da empresa e da própria população.
Portanto, prezados leitores, quando uma empresa dá especial atenção à educação para a qualificação profissional ou para a garantia dos direitos da criança e do adolescente, está fazendo sua parte como contribuição para o desenvolvimento do nosso país. E o reconhecimento pelas boas práticas de responsabilidade social, além da sustentabilidade econômico-financeira e ambiental, é fundamental para toda e qualquer empresa.
Transformando
Sonhos em Realidade
Na primeira parte da minha autobiografia, conto minha trajetória, desde a infância pobre por diversos lugares do Brasil, até a fundação do grupo Ser Educacional e sua entrada na Bolsa de Valores, o maior IPO da educação brasileira. Diversos sonhos que foram transformados em realidade.
Receba as novidades em primeira mão!
Cookies: a gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.