Foram muitos atrasos nas obras. Estádios que ficaram prontos apenas aos “45 minutos do segundo tempo” e obras de infraestrutura que sequer foram entregues. Isso sem mencionar os problemas dos aeroportos e a ameaça de greves e protestos que acabou fazendo com que o Brasil ficasse em evidência mundo afora às vésperas do campeonato.
Apesar das previsões pessimistas, a imagem que ficou para quem visitou o país durante a Copa foi, em sua maioria, positiva. Não houve caos aéreo. Claro que alguns aeroportos apresentaram atrasos nos voos, mas isto é comum em períodos de muita demanda. Não houve grandes greves, os protestos foram contidos.
Entretanto, mais do que qualquer obra ou organização, inúmeras pesquisas comprovaram que o que de fato encantou os turistas estrangeiros foi a hospitalidade do povo brasileiro. Tenha sido no Recife, São Paulo, Salvador ou Manaus, em todas as cidades do país pelas quais os estrangeiros passaram, não houve quem não destacasse o nosso povo como a principal atração de cada lugar.
Nós brasileiros sempre fomos tidos como um povo hospitaleiro. A amabilidade, a forma de receber as pessoas, a alegria e a simplicidade do povo brasileiro não são características novas do nosso povo. Esse é o nosso jeito e isso conquistou os turistas estrangeiros, que não estão acostumados com tanta simpatia, já que convivem com a frieza de outros povos.
Sediamos o que a rede BBC classificou como a melhor Copa da história. Conseguimos desvincular a imagem de um país violento onde nada funcionaria que estava sendo comentada antes do evento e demos lugar à imagem de um povo acolhedor que, mesmo sem falar inglês, espanhol ou japonês, deu um jeito – ou o famoso jeitinho brasileiro – de fazer os estrangeiros se sentirem em casa.
E se não conquistamos a Copa do Mundo dentro do campo, se não conquistamos o tão sonhado hexa campeonato, ganhamos mais do que isso. E se não os preços dos ingressos desfavoreceu muitos torcedores, as ruas lotadas e a confraternização entre as várias nações foi tão bonita quanto os estádios lotados e a emoção de quem pode acompanhar de perto os jogos. Encantamos milhares de turistas que, com toda certeza, irão incluir o Brasil como opção para as próximas férias. Tudo graças à receptividade do nosso povo.
Transformando
Sonhos em Realidade
Na primeira parte da minha autobiografia, conto minha trajetória, desde a infância pobre por diversos lugares do Brasil, até a fundação do grupo Ser Educacional e sua entrada na Bolsa de Valores, o maior IPO da educação brasileira. Diversos sonhos que foram transformados em realidade.
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