Brasil a sexta economia mundial

Brasil a sexta economia mundial

Por: Janguiê Diniz
30 de Dez de 2011

Muitos, porém é tempo de atentar para indicadores sociais ainda muito baixos. Apesar da notícia otimista nosso país possui uma das maiores desigualdades de renda do globo. A renda per capta britânica é cinco vezes maior que a brasileira e ainda temos que tomar cuidado com os altos juros e o endividamento da população.

Registre-se, por oportuno que a notícia divulgada pelo Centro de Pesquisas de Economia e Negócios deixou os mais ufanistas em polvorosa. Ficamos atrás apenas dos Estados Unidos, China, Japão, Alemanha e França. O destaque reconhecido aparece em meio à crise da chamada zona do euro. Para nós, uma situação favorável que finalmente traz o foco na economia promissora do Brasil. Se antes éramos conhecidos apenas por futebol, favelas e samba, agora atraímos a atenção mundial por ser, de fato, um país emergente.

E as previsões de crescimento continuam. O ministro da fazenda Guido Mantega declarou que até 2015, o Brasil irá superar a França, ocupando a quinta posição no globo. Porém existem ressalvas em todo este frenesi de desenvolvimento. A economia brasileira se expandiu através da exportação, do aumento de crédito para consumo e da injeção de recursos governamentais. Mesmo com o crescimento do país girando em torno dos 4% ao ano não devemos esquecer os perigos do endividamento.

Ampliando o quadro de análise, vale salientar que estamos bem do ponto de vista econômico e financeiro. Entretanto, a qualidade de vida dos brasileiros ainda está longe de ser das melhores. Por mais que tenhamos subido no ranking econômico das economias mundiais ainda sofremos com a má distribuição de renda e a mobilidade social ainda é muito lenta, sobretudo da população que se encontra abaixo da linha da pobreza. Somos uma nação que cresce aos olhos do mundo, mas que não se preocupa com o que o seu interior, pois os problemas internos são problemas de países do terceiro mundo.

Por fim, é auspicioso registrar que o Brasil é uma das grandes promessas da economia mundial. Temos um estoque vasto de recursos naturais, espaço para a expansão da indústria e uma classe média que continua em ascensão. Entrementes, as desigualdades sociais ainda são muito expressivas e aparentes. Por outro lado, as questões para a melhoria da qualidade de vida e dos indicadores sociais brasileiros, já estão resolvidas em países europeus, como o Reino Unido que foi economicamente superado pelo Brasil. Educação, ensino de qualidade, saúde, saneamento básico, urbanização. Ademais, temos a perspectiva de crescimento entre 4% e 5% para 2012. Este crescimento nos ajudará a nos consolidar como uma das maiores economia do planeta. Para ser mais exato, a quinta. Entretanto, só teremos qualidade de vida digna de ser humano daqui a pelo menos 20 anos. Lamentável.

Transformando

Sonhos em Realidade

Na primeira parte da minha autobiografia, conto minha trajetória, desde a infância pobre por diversos lugares do Brasil, até a fundação do grupo Ser Educacional e sua entrada na Bolsa de Valores, o maior IPO da educação brasileira. Diversos sonhos que foram transformados em realidade.

Receba as novidades em primeira mão!