Capacitação para a Copa do Mundo

Capacitação para a Copa do Mundo

Por: Janguiê Diniz
28 de Fev de 2014

Apesar dos escândalos sobre desvios de verbas e superfaturamentos nas obras das arenas de futebol, a expectativa é de que, com a Copa do Mundo, sejam criados mais de 3 milhões de novos postos de trabalho no período, com destaque para o Turismo. E, como em todos os períodos festivos do ano, um trabalho temporário pode se tornar um emprego fixo para aqueles que se destacarem nas funções.

Inevitavelmente, os olhos do mundo estarão voltados para o Brasil e qualquer erro pode resultar em grandes prejuízos para o País. Assim, o Brasil tem trabalhado para receber seus visitantes com segurança e conforto, investindo na infraestrutura, hotelaria e outros setores. Tudo para construir uma rede completa e capaz de atender a demanda que a Copa vai exigir.

Aos que duvidam da importância desses cursos de capacitação, é simples entender: a Copa do Mundo e as Olimpíadas, em 2016, terão, em sua maioria, um público estrangeiro e a capacitação nestes setores é necessária, pois será exigido dos trabalhadores o conhecimento em, pelo menos, duas línguas e diversas técnicas. Outra preocupação para que devemos atentar é que os brasileiros terão que se capacitar ainda mais frente à competitividade da mão de obra estrangeira, já que o número de vistos de trabalho para estrangeiros no Brasil aumentou 32,8% entre janeiro e setembro de 2011, em relação a 2010.

Um dos programas que mais tem sido procurado pelos que buscam capacitação é o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), com mais de 32 opções de cursos. Além dos investimentos do Governo, diversos estabelecimentos privados estão realizando cursos de capacitação em áreas como, idiomas, gastronomia, transportes, segurança para delegações estrangeiras e hotelaria.

A Copa do Mundo será uma prova de fogo para o Brasil, que deverá mostrar sua capacidade para acolher bem os seus visitantes, independente se eles estão em viagem de férias ou acompanhando as competições de grande porte que o País irá sediar. Para atender esta demanda, o mercado busca por profissionais que estejam capacitados e dispostos a trabalhar em dia e horários não convencionais, é por este motivo que os cursos são fundamentais para receber com maestria os eventos e os visitantes.

Transformando

Sonhos em Realidade

Na primeira parte da minha autobiografia, conto minha trajetória, desde a infância pobre por diversos lugares do Brasil, até a fundação do grupo Ser Educacional e sua entrada na Bolsa de Valores, o maior IPO da educação brasileira. Diversos sonhos que foram transformados em realidade.

Receba as novidades em primeira mão!