A diversidade de ritmos e festas que envolvem o carnaval pernambucano, mundialmente conhecido pelas festas de rua que arrastam milhares de pessoas, ao som de orquestras de frevo e acompanhadas de passistas, começam bem antes da semana oficial do reinado de momo.
São inúmeros os bailes a fantasias pré-carnavalescos que contribuem com o comércio das lojas de fantasias e acessórios locais. Alguns lojistas do ramo estão aproveitando o bom momento da economia nacional para investir na exportação desses produtos para países como os Estados Unidos, que adquirem fantasias para as festas de Halloween, em outubro.
De acordo com dados divulgados pela Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), em 2010, o carnaval gerou uma receita de R$ 370 milhões de reais, com cerca de 800 mil visitantes no estado. Em 2011, a rentabilidade aumentou em 54%, atingindo R$ 570 milhões deixados por cerca de um milhão de visitantes, um registro de 96% de ocupação da rede hoteleira. Os resultados também foram positivos em todos os pólos do Estado. Bezerros, com os tradicionais Papangús, Águas Belas, Nazaré da Mata e Vitória de Santo Antão registraram 100% de ocupação nos hotéis.
O Galo da Madrugada, considerado o maior bloco de carnaval do mundo, aparece como um grande motivador para atração de visitantes. Entre os principais emissores de turistas, 14,5% são do próprio estado, 40,9% do Nordeste, 38,6% do restante do Brasil e 6% são de origem internacional, principalmente dos Estados Unidos, Itália, França e Argentina.
O Governo do Estado de Pernambuco está investindo no carnaval 2012 um total de R$ 20 milhões, mesmo valor que o ano passado, porém abrangendo mais cidades do interior. A expectativa é de um carnaval maior e mais democrático, com aumento entre 8% e 10% no número de turistas no estado.
A Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife (CDL) também acredita que o comércio apresentará uma expansão de 6% nas vendas de carnaval deste ano. Considerando que as festas de momo pernambucanas tem aprovação de mais de 95% dos foliões que comparecem ao estado e que pesquisas feitas pela Empetur revelam que 82% dos entrevistados tem intenção de voltar no carnaval seguinte, o carnaval deve continuar sendo uma oportunidade de divulgação da nossa cultura e qualidade das nossas produções.
Apesar de todos os dados positivos, não podemos negar que ainda há muito que melhorar no carnaval de Pernambuco. Precisamos aumentar o número de oferta na rede hoteleira, melhorar a qualidade do transportes públicos para atender não apenas os foliões e investir na segurança, para continuarmos sendo referência como um dos melhores carnavais do mundo e para que cada ano nossas festas atraiam muito mais turistas e rendimentos para o Estado.
Transformando
Sonhos em Realidade
Na primeira parte da minha autobiografia, conto minha trajetória, desde a infância pobre por diversos lugares do Brasil, até a fundação do grupo Ser Educacional e sua entrada na Bolsa de Valores, o maior IPO da educação brasileira. Diversos sonhos que foram transformados em realidade.
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