Os desafios brasileiros são inúmeros, apesar dos avanços sociais e econômicos trazidos pelas eras FHC, Lula e Dilma e são as ideias que possibilitam a criação de propostas exequíveis com o objetivo de solucionar os desafios presentes. Contudo, as ideias não podem ser mirabolantes. Elas devem e precisam ser aplicáveis.
As transformações que ocorrem no Brasil possibilitam mudanças de visões de mundo. Temos, apesar de alguns políticos não acreditarem, eleitores informados e exigentes. Variadas pesquisas de opinião pública já mostram que existem eleitores no Brasil que não acreditam na política como instrumento viável para possibilitar a superação dos desafios brasileiros. Outra parte crê. Estes dois tipos de eleitores podem ser conquistados pelos presidenciáveis através da oferta de ideias e propostas reais.
Como domar a ameaça inflacionária? Não basta apenas reconhecer que a inflação ameaça o bolso do brasileiro. É preciso dizer como ela deixará de ameaçar. Não é adequado considerar a ideia/mecanismo, defendida por alguns economistas, de que o aumento do desemprego diminui o índice inflacionário. Tal raciocínio representa retrocesso, pois interferirá no bem-estar da população brasileira.
Como dotar o Brasil com obras de infraestrutura qualificada? A parceria com a iniciativa privada na execução de obras de infraestrutura é necessária. Entretanto, presidenciáveis não podem ter receio de defender para a opinião pública essa parceria e quando necessário as privatizações. Discursos dúbios não conquistam eleitores e geram desconfianças. É preciso ser claro e sempre objetivo.
Com qualificar o sistema de saúde pública? A defesa de mais verbas para a saúde contradiz com o discurso de equilíbrio fiscal. Ora, se a saúde precisa de mais verbas, como prover o controle das finanças? A diminuição da máquina pública é um caminho. Mas, apenas um caminho. A parceria público-privada é uma alternativa? Acredito que sim.
Os programas sociais devem continuar? O Bolsa Família não é o único programa social importante do estado brasileiro. Inclusive, este programa pertence à sociedade brasileira. O Bolsa Família proporcionou a reativação da dinâmica econômica de variadas cidades do Brasil, em particular da região Nordeste. Com isto, mais consumo e manutenção de empregos.
Pronatec, Prouni e Fies são programas sociais criados nas eras Lula e Dilma que possibilitam a inclusão social e representam o caminho para a melhoria de vida dos brasileiros. Estes programas precisam permanecer, independente do partido que vier a vencer a disputa presidencial. Paralelo a estes programas sociais, os presidenciáveis precisam expor propostas claras para a qualificação do ensino básico. A federalização deste é um caminho.
Boas propostas conquistam eleitores. Boas propostas possibilitam que desafios sejam superados. Pensar o Brasil é prática política, pois bons governos se fazem com boas ideias, seriedade e compromisso. O Brasil não pode retroceder. O próximo presidente precisa possibilitar que o Brasil continue a avançar e reconhecer os desafios que precisam ser superados.
Transformando
Sonhos em Realidade
Na primeira parte da minha autobiografia, conto minha trajetória, desde a infância pobre por diversos lugares do Brasil, até a fundação do grupo Ser Educacional e sua entrada na Bolsa de Valores, o maior IPO da educação brasileira. Diversos sonhos que foram transformados em realidade.