Cidades inteligentes

Cidades inteligentes

Por: Janguiê Diniz
13 de Mar de 2012

As grandes cidades brasileiras carecem de infraestrutura que facilite a mobilidade. O Brasil cresceu economicamente. O mercado consumidor também. A população brasileira vive majoritariamente nas cidades. Os contextos socioeconômico e urbano se transformaram nestes últimos 20 anos. Entretanto, as cidades não realizaram intervenções satisfatórias para facilitar a mobilidade urbana.

Mais carros, mais trânsito. E mobilidade insatisfatória. Esta aparente formula matemática é contraditória. Pois a carência de transporte público presente na realidade brasileira seria superada por mais veículos privados. Esta hipótese é falsa, em razão de que a expansão da frota de veículos privados não foi acompanhada por um plano de mobilidade, o qual deveria abordar, prioritariamente, a construção de novas vias urbanas.

Salientamos, contudo, que o surgimento de novas vias não resolve o problema da mobilidade. Elas são instrumentos necessários, mas não suficientes. É imprescindível que seja ampliado a oferta de meios públicos de transportes. Novas linhas de metrô e de ônibus. E ambas devem ser ofertadas com qualidade para o consumidor.

Neste caso, o indivíduo terá a chance de optar entre a utilização do transporte público ou do transporte privado. Caso a qualidade exista, ele poderá por escolher o transporte público.

Recentemente, o governador Eduardo Campos anunciou o plano de mobilidade para a Copa do Mundo de 2014. Ação meritória do governador. Serão investidos R$ 476 milhões em um Terminal Integrado e três corredores de transporte público. Estas intervenções estão no âmbito da infraestrurura, mas, certamente, atrairá investidores privados que atuam no segmento do transporte público.

A decisão sábia e oportuna do governador Eduardo Campos deve servir de exemplo para os prefeitos de Pernambuco. Em particular, daqueles que administram cidades medianas, as quais crescem incentivadas pelo desenvolvimento pujante da economia pernambucana.

Cidades inteligentes são aquelas em que a mobilidade de fato existe, e, por consequência, o desenvolvimento socioeconômico.

Transformando

Sonhos em Realidade

Na primeira parte da minha autobiografia, conto minha trajetória, desde a infância pobre por diversos lugares do Brasil, até a fundação do grupo Ser Educacional e sua entrada na Bolsa de Valores, o maior IPO da educação brasileira. Diversos sonhos que foram transformados em realidade.

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