Quando essa criminalidade se volta contra justamente os agentes responsáveis por preservar a ordem e garantir a justiça, se expõe um estado de barbárie hobbesiano. É o que revelou o assassinato de uma juíza no Rio de Janeiro, executada com 21 tiros. A magistrada tinha em sua lista de condenações bicheiros, membros de milícias e agiotas, a maioria policiais. No mesmo dia do crime, ela havia decretado a prisão de oito policiais militares. Como evitar esses crimes? Uns defendem a implementação do juiz sem rosto, onde as partes não sabem quem julga e a Corregedoria conduz o processo para garantir sua licitude, mas reduziria o direito de defesa. Outros apresentam como solução a utilização de três juízes em processos manifestamente arriscados. Mas são medidas que requerem uma mudança de cultura jurídica. A melhor alternativa é a punição exemplar, com a apuração, identificação e condenação dos assassinos.
Transformando
Sonhos em Realidade
Na primeira parte da minha autobiografia, conto minha trajetória, desde a infância pobre por diversos lugares do Brasil, até a fundação do grupo Ser Educacional e sua entrada na Bolsa de Valores, o maior IPO da educação brasileira. Diversos sonhos que foram transformados em realidade.
Receba as novidades em primeira mão!
Cookies: a gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.