DISCURSO PARA INAUGURAÇÃO DO MUSEU DE ARTE DA UNAMA ANANINDEUA – NOVEMBRO – 2017

DISCURSO PARA INAUGURAÇÃO DO MUSEU DE ARTE DA UNAMA ANANINDEUA – NOVEMBRO – 2017

Por: Janguiê Diniz
02 de Dez de 2017

CUMPRIMENTOS INICIAIS

BOA NOITE A TODOS.

QUASE SEMPRE, O PRIMEIRO CONTATO QUE TEMOS COM A ARTE É NA ESCOLA, SEJA VISITANDO UM MUSEU, SEJA FREQUENTANDO AS AULAS DE ARTE QUE FAZEM PARTE DA GRADE ESCOLAR. NESSAS CLASSES, O INDIVÍDUO COMEÇA A TER AS PRIMEIRAS NOÇÕES SOBRE OS ARTISTAS, AS COLEÇÕES, OS ESPAÇOS CULTURAIS E MUSEUS. POR ISSO É TÃO IMPORTANTE QUE ESSE CONTATO INICIAL COM A ARTE SEJA ESTIMULADO DE MANEIRA PRAZEROSA, INSTRUTIVA, PREOCUPADA COM OS CONCEITOS QUE SÃO ENSINADOS, SEM NUNCA ESQUECER DE LEVAR EM CONTA O UNIVERSO IMENSO E DIVERSOS QUE TEMOS NA ÁREA ARTÍSTICA.


QUANDO O ALUNO É INCENTIVADO A EXPANDIR SEU MODO DE VER, DE SE EXPRESSAR E DE SE COMUNICAR ATRAVÉS DO QUE ESTÁ SENDO APRESENTADO A ELE, TANTO NOS MUSEUS QUANTO DENTRO DA SALA DE AULA, ELE SE TORNA UM CIDADÃO CAPAZ DE SE CONHECER E SE RECONHECER DENTRO DA SOCIEDADE DE UMA FORMA MUITO MELHOR.

A ARTE É UMA CONSTRUÇÃO SOCIAL, POR ISSO, DEFINIR UM CONCEITO ÚNICO DE ARTE SE TORNA PRATICAMENTE IMPOSSÍVEL. ELA POSSIBILITA A PERCEPÇÃO INDIVIDUAL DE CADA SER HUMANO E, POR SER QUASE UM SINÔNIMO DE EXPRESSÃO DE SENTIMENTOS, CADA UM PERCEBE A OBRA ARTÍSTICA DE ACORDO COM AS PRÓPRIAS EXPERIÊNCIAS DE VIDA, CRIANDO UM DIÁLOGO ÚNICO COM O QUE ESTÁ SENDO VISTO, OUVIDO OU SENTIDO. ESSA CONVERSA PERMITE QUE A ARTE GANHE UM SIGNIFICADO SINGULAR PARA CADA PESSOA, E É POR ISSO QUE ESTIMULAR DESDE CEDO O CONTATO COM O UNIVERSO ARTÍSTICO É TÃO IMPORTANTE.

O ACERVO ARTÍSTICO DA UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA CONSTITUIU-SE, EM SUA MAIOR PARTE, ATRAVÉS DE AQUISIÇÕES E DOAÇÕES DE OBRAS DAS EXPOSIÇÕES REALIZADAS NA GALERIA DE ARTE “GRAÇA LANDEIRA”, ESPECIALMENTE POR MEIO DOS PRÊMIOS AQUISITIVOS DO SALÃO UNAMA DE PEQUENOS FORMATOS. AO LONGO DOS CINCO PRIMEIROS ANOS, FORMOU-SE UMA COLEÇÃO QUE, ÀQUELA ALTURA, JÁ CONTAVA COM MAIS DE 200 OBRAS E, ASSIM, PARA ABRIGAR ESSE ACERVO, NO ANO DE 1998 FOI CRIADA A CASA DA MEMÓRIA.

A CASA DA MEMÓRIA, PORTANTO, CONFIGUROU-SE COMO O SETOR RESPONSÁVEL PELA GUARDA, MANUTENÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO DO ACERVO ARTÍSTICO E DOCUMENTAL DO PROGRAMA CULTURAL DA UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA. COM ESSE PROPÓSITO, A CASA FOI CONCEBIDA PELA PROFESSORA ROSÂNGELA BRITTO, SUA PRIMEIRA GESTORA, COMO EMBRIÃO DE UM NÚCLEO MUSEOLÓGICO DA UNAMA. NESSA CONCEPÇÃO, EM RAZÃO DE SEU CARÁTER MUSEOLÓGICO, O ACERVO ARTÍSTICO, CULTURAL E BIBLIOGRÁFICO DA CASA DA MEMÓRIA PROJETOU-SE COMO UMA IMPORTANTE FONTE DE CONSULTA PARA PROFESSORES, ALUNOS E PESQUISADORES. ATUALMENTE, O ACERVO ARTÍSTICO DA CASA DA MEMÓRIA CONTA COM MAIS DE 1.700 PEÇAS CATALOGADAS, APRESENTANDO UM REPERTÓRIO DIVERSIFICADO E SIGNIFICATIVO DA PRODUÇÃO ARTÍSTICA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA, SUBLINHADO POR UMA CONSTELAÇÃO DE NOMES EXPRESSIVOS DESSE PANORAMA, COM DESTAQUE, NATURALMENTE, PARA O SEGMENTO PARAENSE. MUITAS OBRAS DESSE CONJUNTO ENCONTRAM-SE HOJE DISTRIBUÍDAS POR DIVERSOS SETORES DOS CAMPI DESTA UNIVERSIDADE, EXPOSTAS DE MANEIRA DIDÁTICA, COMO FORMA DE VALORIZAR E DIFUNDIR OS SENTIDOS ESTÉTICO, SOCIAL E CULTURAL DA ARTE CONTEMPORÂNEA.

DEVIDO AO SEU CARÁTER MULTIDISCIPLINAR, A CASA DA MEMÓRIA PROCURA TAMBÉM ESTABELECER RELAÇÕES ENTRE OS VETORES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE, A EXEMPLO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO, LINGUAGENS E CULTURA E DO CURSO DE ARTES VISUAIS E TECNOLOGIA DA IMAGEM, COMPARTILHANDO INTERESSES E IDEIAS, INTEGRANDO AS AÇÕES E ATIVIDADES AFINS AOS MESMOS. A CASA TEM TAMBÉM EM SEU HISTÓRICO DE AÇÕES PARCERIAS COM DIVERSAS OUTRAS INSTITUIÇÕES CULTURAIS DO ESTADO, A PARTIR DE PROJETOS COMO O BELÉM DA MEMÓRIA. NESSE ASPECTO, A CASA DA MEMÓRIA, SEGUINDO O PENSAMENTO PRECONIZADO POR BENEDITO NUNES, ASSUME, NÃO SÓ UMA PERSPECTIVA INTRA, MAS TAMBÉM EXTRA-UNIVERSITÁRIA, “O PAPEL DE ORGANISMO CONECTOR DE RELAÇÕES DE PARCERIAS CULTURAIS COM OUTRAS INSTITUIÇÕES”.

POR SERMOS UM PAÍS TÃO JOVEM, A NOSSA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL É AINDA MUITO PRECÁRIA, E O ESTÍMULO À ARTE TAMBÉM É TÍMIDO E LIMITADO. NA VERDADE, NEM SABEMOS DIREITO QUE NOSSO PATRIMÔNIO CULTURAL PODE SER UM BEM DE NATUREZA MATERIAL IMÓVEL, COMO CIDADES HISTÓRICAS E SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS, POR EXEMPLO, OU MÓVEIS, COMO ACERVOS MUSEOLÓGICOS, DOCUMENTAIS, BIBLIOGRÁFICOS, ARQUIVÍSTICOS, VIDEOGRÁFICOS, FOTOGRÁFICOS E CINEMATOGRÁFICOS. TAMBÉM SÃO CONSIDERADOS PATRIMÔNIO CULTURAL, MAS DE NATUREZA IMATERIAL, PRÁTICAS E DOMÍNIOS DA VIDA SOCIAL, COMO OFÍCIOS, FORMAS DE EXPRESSÃO CÊNICAS, PLÁSTICAS, MUSICAIS OU LÚDICAS E ATÉ MESMO CELEBRAÇÕES.

O NASCIMENTO DO MUSEU DE ARTE DA UNAMA, É UMA CONQUISTA DA UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA, ATRAVÉS DO SEU MANTENEDOR, O GRUPO SER EDUCACIONAL, QUE REITERA A IMPORTÂNCIA E A LEGITIMIDADE DESSE ORGANISMO MUSEOLÓGICO E LABORATÓRIO DE PRÁTICAS ACADÊMICAS E PROFISSIONAIS DA CASA DA MEMÓRIA, QUE SE FIRMARAM EM 1996, COM A APRESENTAÇÃO DE UM DOCUMENTO INTITULADO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO CULTURAL.

O MUSEU É UM SISTEMA COMPLEXO MODELADO POR MÚLTIPLAS DIMENSÕES: TRADIÇÃO, ESPETÁCULO, LUGAR POLÍTICO, PROMOÇÃO SOCIAL, ARENA PARA PROCESSOS DE AÇÃO SOCIOCULTURAL, ESPECULAÇÃO, CORPORAÇÃO E EXPERIÊNCIA. O ESPAÇO FOI PENSADO PARA TRABALHAR EM PROJETOS DE INCENTIVO ÀS ARTES VISUAIS E, ATRAVÉS DESTE AMBIENTE, PODERÁ OFERECER OS ESPAÇOS EXPOSITIVOS DO MUSEU PARA ARTISTAS DE TODO O PARÁ. SENDO ESTE, A PARTIR DE AGORA, O PRIMEIRO MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUNICÍPIO DE ANANINDEUA COM GRANDE ESPAÇO DE REFERÊNCIA COM COLETÂNEA DE OBRAS DE ARTISTAS PARAENSES E DE TODO O BRASIL.

ESTA INICIATIVA CONTRIBUI PARA O CONTATO COM AS LINGUAGENS DA ARTE. TAMBÉM EXISTE A PRETENSÃO DE AMPLIAR CADA VEZ MAIS O SEU ACERVO ARTÍSTICO E COLEÇÕES EDUCATIVAS, POR MEIO DE PROJETOS DE EXPOSIÇÃO QUE INCENTIVAM AS ARTES VISUAIS E CONTEMPLAM ARTISTAS PARAENSES, APOIANDO E PRODUZINDO NOVAS COLEÇÕES DOCUMENTAIS E ARTÍSTICAS. A IDEIA É PROMOVER INTERCÂMBIOS COM INSTITUIÇÕES CULTURAIS NACIONAIS E INTERNACIONAIS, INCENTIVANDO O CONHECIMENTO DAS ARTES VISUAIS, PROPORCIONANDO INCLUSÃO SOCIAL E PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA E DO PATRIMÔNIO CULTURAL NACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIOCULTURAL.

A PROPOSTA DE CONCEPÇÃO CONCEITUAL DO ESPAÇO TEVE COMO OBJETIVO LATO A SISTEMATIZAÇÃO DE UM MUSEU, INSTITUÍDA NAS BASES DE DEFINIÇÃO DO INTERNACIONAL COUNCIL OF MUSEUMS – ICOM – PARA MUSEUS, COMO SEGUE: “O MUSEU É UMA INSTITUIÇÃO PERMANENTE, SEM FINS LUCRATIVOS, A SERVIÇO DA SOCIEDADE E DE SEU DESENVOLVIMENTO, ABERTA AO PÚBLICO, QUE ADQUIRE, CONSERVA, ESTUDA, INFORMA E EXPÕE PARA FINS DE PESQUISA, COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E DELEITE OS TESTEMUNHOS MATERIAIS DO HOMEM E DO MEIO AMBIENTE”.

O ESPAÇO TERÁ UMA GALERIA CHAMADA “GALERIA ANANIN”, QUE FAZ UMA HOMENAGEM AO NOME DO MUNICÍPIO PARAENSE. A EXPOSIÇÃO TRAZ OBRAS DO ACERVO DE ARTES VISUAIS DA UNIVERSIDADE, COM ARTISTAS CONSAGRADOS E NOVOS TALENTOS COMO ALEXANDRE SIQUEIRA, ARMANDO QUEIRÓZ, MESTRE NATO (IN MEMORIAN) OSVALDO GAIA, NINA MATOS, ELIENI TENÓRIO, MARINALDO SANTOS, MARCONE MOREIRA, BERNA REALE, ACÁCIO SOBRAL (IN MEMORIA), ARMANDO SOBRAL, RUMA, PP CONDURU E EMANUEL FRANCO.

QUANTO MAIS CONHECERMOS NOSSA HISTÓRIA E VALORIZARMOS NOSSA ARTE E NOSSO PATRIMÔNIO CULTURAL, MAIS CAPAZES ESTAREMOS PRESERVANDO NOSSAS MEMÓRIAS E CONSTRUINDO NOVAS.

O MUSEU DE ARTE DA UNAMA É UM PRESENTE QUE A UNAMA E GRUPO SER EDUCACIONAL ENTREGAM PARA A POPULAÇÃO PARAENSE, COM UM REPERTÓRIO DIVERSIFICADO E SIGNIFICATIVO DA PRODUÇÃO ARTÍSTICA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA.

ESPERO QUE TODOS OS PARAENSES E BRASILEIROS QUE VISITAREM O NOSSO MUSEU POSSAM SAIR DAQUI ENCANTADOS COM A ARTE PARAENSE.
MUITO OBRIGADO E QUE DEUS ABENÇOE A TODOS.

Transformando

Sonhos em Realidade

Na primeira parte da minha autobiografia, conto minha trajetória, desde a infância pobre por diversos lugares do Brasil, até a fundação do grupo Ser Educacional e sua entrada na Bolsa de Valores, o maior IPO da educação brasileira. Diversos sonhos que foram transformados em realidade.

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