A mudança institucional representa o surgimento de novas práticas institucionais e, até, o surgimento de novas instituições. As instituições são formadas por indivíduos. Eles, dentro das instituições, agem, fazem escolhas e tomam decisões. Em razão disto, as instituições criam caráter, identidade.
A origem de novas instituições representa a ruptura radical com a ordem anterior. No caso, a instituição X deixa de existir. E a instituição Y surge. Em razão desta mutação é possível que novas práticas institucionais surjam, já que novas instituições foram criadas.
Porém, não é possível existir uma ruptura na relação Executivo-Legislativo. Pois se ela vier a ocorrer, a democracia representativa ficará ameaçada. Por consequência, um novo sistema político surgirá, no caso, estados ditatoriais.
Contudo, é possível o surgimento de novas práticas institucionais. Mas para isto ocorrer, é necessário que indivíduos, os quais fazem parte das instituições Executivo e Legislativo, modifiquem as suas visões de mundo. As visões de mundo representam os valores dos indivíduos. Valores estes que condicionam as suas escolhas.
Não somos adeptos do argumento simplista que justifica ou explica os atos de corrupção a partir dos arranjos institucionais imperfeitos ou ineficazes. Arranjos institucionais importam para condicionar as ações dos indivíduos. Porém, os valores dos indivíduos também. Saliento que indivíduos se relacionam com as instituições e que existe intensa relação entre eles. Influências mútuas estão presentes.
Portanto, arranjos institucionais e modificação das visões de mundo dos atores provocam mudança institucional. A imprensa, uma instituição não-estatal, pode, inclusive, ser um instrumento para tal mudança. E isto já é observado na realidade brasileira.
Constatamos que uma lenta mudança institucional ocorre no Brasil. A relação Executivo-Legislativo aparenta ser a mesma na trajetória histórica. Entretanto, atores estatais, diante da pressão da imprensa, são convidados a prestar contas no Parlamento ou são exonerados dos seus cargos. Estes dois fatos representam a mudança institucional. Tenho a expectativa de que esta mudança continuará!
Transformando
Sonhos em Realidade
Na primeira parte da minha autobiografia, conto minha trajetória, desde a infância pobre por diversos lugares do Brasil, até a fundação do grupo Ser Educacional e sua entrada na Bolsa de Valores, o maior IPO da educação brasileira. Diversos sonhos que foram transformados em realidade.
Receba as novidades em primeira mão!
Cookies: a gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.