Dos estabelecimentos com nota inferior a média nacional (551,21 pontos), 96% são públicos. O governo justifica o resultado alegando que muitas vezes o baixo desempenho não está relacionado às condições da escola, como estrutura e qualidade dos professores, mas ao seu entorno, às condições socioeconômicas das famílias, comparando uma escola em uma região de classe média com uma escola na periferia ou zona rural. O argumento não é válido para eximir a responsabilidade dos professores, muito menos a (falta) de estrutura dos estabelecimentos de ensino. Jogar a responsabilidade para “as condições socioeconômicas” exime menos ainda a responsabilidade do Estado. Educação deve ser pensada de forma holística e cabe aos nossos representantes promover melhorias sociais e econômicas.
Transformando
Sonhos em Realidade
Na primeira parte da minha autobiografia, conto minha trajetória, desde a infância pobre por diversos lugares do Brasil, até a fundação do grupo Ser Educacional e sua entrada na Bolsa de Valores, o maior IPO da educação brasileira. Diversos sonhos que foram transformados em realidade.
Receba as novidades em primeira mão!
Cookies: a gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.