Vislumbramos reduzido crescimento, diminuição da oferta de crédito e o aumento do endividamento das famílias. Além disso, a taxa de inflação ultrapassará a meta estipulada este ano. Portanto, avistamos repiques inflacionários.
Percebemos, ademais, dificuldades quanto à realização das obras da Copa do Mundo. Apesar do interesse dos governadores e da presidente da República, nos convencemos, a cada dia, que a Copa não deveria ter sido prioridade para o Brasil. Diante da escassez de infraestutura, o Brasil deverá desperdiçar recursos públicos na construção de arenas. E os recursos utilizados nas obras da Copa não contribuirão para universalizar a melhora da qualidade de vida para todos os brasileiros.
Igualmente, antevemos que a presidente Dilma continuará atenta aos escândalos de corrupção que certamente aparecerão em seu governo. Mas temos certeza de que ela não cederá e demitirá os atores políticos que vierem a manchar a sua administração. Dilma, apesar dos embaraços que serão trazidos pelos sindicatos e movimentos sociais, reformará a previdência do setor público.
Prognosticamos, demais disso, que a imprensa brasileira contribuirá em 2012 para o aperfeiçoamento da democracia brasileira. O jornalismo investigativo possibilitará a publicização de atos de corrupção. A imprensa não relutará em mostrar a realidade da economia e da sociedade. Instituições continuarão a ser questionadas.
Finalizando, é auspicioso registrar que em Pernambuco os investimentos não cessarão. Obras de infraestrutura permitirão a melhoria parcial do trânsito na Região Metropolitana do Recife. O trânsito será o tema principal das eleições para prefeito do Recife. Ademais, no além mar, na Argentina, por exemplo, vislumbramos que o governo não dará trégua à mídia. No México, por outro lado, traficantes e governo continuarão numa guerra fratricida. Lá nos EUA, Obama adquirirá condições de ser reeleito presidente dos Estados Unidos. A Alemanha, a França e as agências de risco ditarão os movimentos dos bancos centrais na Europa. E, por fim, o mundo ocidental continuará atento aos passos da China e do Irã.
Transformando
Sonhos em Realidade
Na primeira parte da minha autobiografia, conto minha trajetória, desde a infância pobre por diversos lugares do Brasil, até a fundação do grupo Ser Educacional e sua entrada na Bolsa de Valores, o maior IPO da educação brasileira. Diversos sonhos que foram transformados em realidade.
Receba as novidades em primeira mão!
Cookies: a gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.