Flexibilidade para mudar a mentalidade
Artigos

Flexibilidade para mudar a mentalidade

Por: Janguiê Diniz
31 de Jul de 2024

Janguiê Diniz - Fundador e presidente do Conselho de Administração do grupo Ser Educacional - Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

Para mudar de mentalidade e construir um mindset de crescimento e riqueza plena, a flexibilidade e a adaptabilidade são habilidades essenciais. Afinal, a rigidez e a resistência ao que é novo não são bons agentes de transformações. Hoje, a vida se altera rapidamente, e ter uma mentalidade flexível e adaptável é o que permite se ajustar às mudanças e às novas situações de modo positivo, e mudar as estratégias quando necessário.

Um profissional flexível e adaptável é capaz de se ajustar de maneira bastante ágil a novos processos ou tecnologias, mantendo ou até melhorando sua produtividade e a sua qualidade de trabalho, e aprendendo as experiências, moldando um novo modo de ser e de viver. Na vida pessoal, um indivíduo com essas qualidades consegue manter a calma e encontrar soluções quando enfrenta conflitos ou situações desafiadoras em seus relacionamentos. 

O conceito de adaptabilidade está ligado à capacidade de se ajustar com eficácia às mudanças no ambiente ou das circunstâncias, o que está diretamente relacionado à habilidade de identificar e antecipar mudanças, preparar-se para elas e responder com rapidez e eficiência quando elas ocorrem. Enfim, ser adaptável significa ser capaz de lidar com situações imprevistas, mantendo a serenidade e buscando encontrar soluções para elas. 

Flexibilidade e adaptabilidade fazem parte de um conjunto de habilidades fundamentais para lidar com as complexidades, as incertezas e a rapidez de mudanças da vida moderna de maneira positiva e ágil, transformando os desafios em oportunidades de aprendizado e de crescimento pessoal. Nassim Taleb, filósofo e ensaísta libanês-americano que escreveu sobre incerteza e risco, em seu livro “Antifrágil”, argumenta que essas duas características são cruciais para a sobrevivência em um mundo incerto e complexo. Ele afirma que as pessoas “antifrágeis” – ou seja, que se beneficiam do estresse e da volatilidade – têm a capacidade de se adaptarem e se fortalecerem em face da mudança.

Ser flexível e adaptável, portanto, não é mais uma característica dispensável, como muito se pensou em tempos passados, quando a mentalidade era de manutenção do status quo. Hoje, na contramão desse pensamento, é preciso saber mudar quando preciso. Há que ser antifrágil, jogar com a imprevisibilidade da vida e adaptar-se da melhor maneira, como questão mesmo de sobrevivência.

Transformando

Sonhos em Realidade

Na primeira parte da minha autobiografia, conto minha trajetória, desde a infância pobre por diversos lugares do Brasil, até a fundação do grupo Ser Educacional e sua entrada na Bolsa de Valores, o maior IPO da educação brasileira. Diversos sonhos que foram transformados em realidade.

Receba as novidades em primeira mão!