Com o desenvolvimento econômico, é preciso que outros setores acompanhem essa expansão, ajudando a firmar o país entre as referências mundiais. Precisamos investir em educação, sem dúvidas, mas os setores de lazer e turismo também precisam receber uma atenção. O Brasil, como poucos países no mundo, possui vocação para atividades turísticas.
Nossa cultura é extremamente rica e diversificada, o que é um grande atrativo turístico. Aliado a isso, temos ilhas e praias paradisíacas nos mais de 7 mil quilômetros de litoral banhado pelo oceano atlântico, cachoeiras, ecologia e sol durante a maior parte do ano. Esses são apenas alguns dos diferenciais do Brasil como destino turístico, especialmente para os europeus, que, cada vez mais, tem sido investidores em hotéis, pousadas e restaurantes no Brasil.
Faz-se necessário lembrar que não são apenas os turistas que investem em turismo e lazer. Os “nativos” também precisam ter opções. Iniciamos 2013 com novas administrações, ou a continuidade de administrações que vinham dando bons resultados. Cada cidade, com suas características e pontos fortes que devem ser diferenciais, precisa investir e exibir suas “vitrines” e essas ações podem atrair investimentos locais e externos.
Dois bons exemplos de áreas de lazer com resultados positivos vêm do Recife: a construção do Parque Dona Lindu, que recebe ações culturais semanalmente e dispõe de áreas para práticas de esportes e a recente e colocação das ciclovias móveis nos fins de semana, que tem levado centenas de famílias às ruas para se divertirem e aproveitarem o espaço. Ponto positivo.
O investimento governamental na organização das orlas das praias, na construção de novos parques e revitalização dos já existentes são ações simples e que mudam a cara das cidades e a aceitação da população. É preciso fazer um diagnóstico situacional, discutir novos planejamentos, elaborar projetos sustentáveis e buscar, também, a aprovação da população.
A importância do turismo e dos espaços de lazer são inegáveis para nosso país e também devem ser tratados como prioritários para o desenvolvimento nos mais diversos setores. Precisamos lembrar que em breve estaremos sediando eventos mundiais e precisamos oferecer aos visitantes, além de infraestrutura e mobilidade, atrativos para que esses mesmos turistas retornem em outras oportunidades. É investir para crescer.
Transformando
Sonhos em Realidade
Na primeira parte da minha autobiografia, conto minha trajetória, desde a infância pobre por diversos lugares do Brasil, até a fundação do grupo Ser Educacional e sua entrada na Bolsa de Valores, o maior IPO da educação brasileira. Diversos sonhos que foram transformados em realidade.
Receba as novidades em primeira mão!
Cookies: a gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.