Uma das desculpas mais comumente utilizadas por quem desiste de algum projeto ou uma ideia é de que “está velho demais” para aquilo. Essa é uma das maiores armadilhas em que alguém pode cair, além de ser um grande erro. Ora, nunca é tarde demais para realizar um sonho ou conquistar algo. Deixar-se desencorajar por esse pensamento é abrir mão de conquistas e, em última análise, da própria vida.
São inúmeros os casos de grandes empreendedores de sucesso que começaram seus negócios já em idade avançada. Roberto Marinho fundou a Rede Globo aos 60 anos; Henri Nestlé criou a farinha láctea aos 52; John Pemberton inventou a Coca-Cola aos 55 (e estava querendo desenvolver um medicamento para dor de estômago!). Recentemente, faleceu a apresentadora e cozinheira Palmirinha, de 91 anos, que começou sua carreira na TV aos 63 e foi um grande sucesso. Esses são apenas alguns exemplos de que não há idade certa ou propícia para se fazer o que quer que seja – e ter sucesso.
O etarismo, ou preconceito de idade, ainda é uma forte presença em nossa sociedade. Fomos culturalmente formados para acreditar que apenas na juventude é possível criar, produzir, conquistar. Com a idade, o destino é uma cadeira de balanço e a aposentadoria. Quanta bobagem! Com a expectativa e a qualidade de vida aumentando, podemos ter uma vida boa e produtiva até cada vez mais tarde. É preciso findar com essa ideia de que pessoas mais experientes não são capazes de empreender. Aliás, esta última frase traz uma palavra-chave: experiência. É graças a ela que quem já viveu mais pode ter maiores chances de sucesso em seus projetos, além de auxiliar os mais novos.
Particularmente, estou quase chegando aos 59 anos, e ainda me considero muito jovem. Estou começando minha vida empreendedora agora, tenho muito a realizar. E vou realizar. Principalmente porque a “velhice” está não nas rugas ou na aparência, mas na cabeça. Você determina sua idade mental e, se assim desejar e Deus permitir, poderá empreender como qualquer outro jovem.
Trabalhar, empreender, realizar sonhos: todas essas ações estão ao alcance de quem as colocar como metas de vida. E a idade não é um empecilho para tal. Diversas personalidades da história realizaram muito, mesmo com idade mais avançada. Sempre é tempo para começar, recomeçar, mudar, enfim, ser o que quiser.
Transformando
Sonhos em Realidade
Na primeira parte da minha autobiografia, conto minha trajetória, desde a infância pobre por diversos lugares do Brasil, até a fundação do grupo Ser Educacional e sua entrada na Bolsa de Valores, o maior IPO da educação brasileira. Diversos sonhos que foram transformados em realidade.
Receba as novidades em primeira mão!
Cookies: a gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.