O boom das cidades e bairros planejados

O boom das cidades e bairros planejados

Por: Janguiê Diniz
05 de Jun de 2012

Junto a todo esse desenvolvimento, vemos vários projetos de bairros planejados em Pernambuco sendo divulgados. Para entendermos melhor, é preciso saber que bairros e as cidades planejadas correspondem àquelas que são construídas a partir de um projeto ou plano diretor discutido e analisado antes da sua execução, nesse caso há uma preocupação com a configuração dos mesmos, como largura das ruas, escolha de espaços específicos para comércio, residências e outras funções.

No Brasil temos exemplos de várias cidades planejadas: Teresina, fundada em 1851; Aracaju, 1858; Belo Horizonte, 1898; Goiânia, 1937; Brasília, 1960; e Palmas, a mais nova delas, fundada em 1990. Saindo do Brasil, temos Washington, nos EUA, e Camberra, na Austrália, como exemplos de cidades planejadas elaboradas para exercer o papel de capital.

Voltando para Pernambuco, os projetos de bairros planejados chegam com opções em várias cidades do Estado – Recife, Goiana, Cabo de Santo Agostinho e São Lourenço da Mata são algumas delas – e com conceitos baseados em modelos como a famosa Jurerê Internacional, em Santa Catarina. Todos impulsionados pelo desenvolvimento econômico com a chegada de grandes complexos industriais e fábricas, como a Refinaria Abreu e Lima, a Petroquímica Suape e a Fiat.

A viabilidade dessas obras e os benefícios que elas trarão são inúmeros. Serão novas moradias para população, com infraestrutura e expandindo o crescimento urbano para outras áreas do Estado. Porém, não se pode esquecer o restante da cidade. Recife, em especial, precisa melhorar e muito sua infraestrutura para atender todas as demandas urbanas. E tais obras não podem ser benefícios apenas para uma parte da população.

Devemos, sim, tomar o exemplo de outra capital brasileira, Curitiba. Considerada uma das metrópoles do país mais bem planejadas, organizadas e com ótima qualidade de vida. A cidade soube aliar urbanização e preservação de áreas verdes, contribuindo para manutenção da fauna e flora. Além disso, os curitibanos já tem implantado o sistema de ônibus BRT (Bus Rapid Transit, em português transporte rápido por ônibus) e que será instalado nos corredores Norte-Sul, uma obras em execução na capital pernambucana.

Devemos seguir em frente com todos os investimentos e desenvolvimentos que Pernambuco está recebendo. No entanto, é preciso ter consciência de que as obras, sejam de mobilidade, infraestrutura ou moradia, precisam beneficiar a população como um todo e não apenas alguns.

 

Transformando

Sonhos em Realidade

Na primeira parte da minha autobiografia, conto minha trajetória, desde a infância pobre por diversos lugares do Brasil, até a fundação do grupo Ser Educacional e sua entrada na Bolsa de Valores, o maior IPO da educação brasileira. Diversos sonhos que foram transformados em realidade.

Receba as novidades em primeira mão!