Está chegando a hora de os candidatos dos variados partidos, – marinheiros de primeira viagem ou veteranos de tantas, tentando a reeleição -saírem às ruas para pedir votos aos eleitores. Apesar da pluralidade partidária presente em nosso país, não se vê muita novidade. É muito comum a presença de atores tradicionais na política brasileira, tanto no âmbito da disputa micro – municipal ou estadual -, como também na macro, ou nacional. Registre-se que depois de quase dois anos sem dar a mínima atenção ao eleitor, os veteranos do voto voltam a fazer as mesmas promessas e os mesmos compromissos, repetidos, mas, nunca antes cumpridos.
Certos candidatos podem ser antigos para o eleitor no âmbito da disputa municipal, mas, podem representar novidades numa disputa estadual ou nacional. É de suma importância que os partidos políticos ofereçam ao eleitor novos quadros. O eleitor está cansado da velha política e dos velhos candidatos.
Entretanto, insta perquirir: será que a política brasileira tem ofertado novos quadros eleitorais ao eleitor para a égide nacional? Importa responder negativamente. Afora Aécio Neves, de Minas Gerais, que já vem tentando alçar vôos nacionais há algum tempo, e não decola, encontrando-se no momento, no ostracismo, a única novidade nacional de peso e substância, capaz de enfrentar com grandes chances de vitória uma disputa majoritária nacional é a figura do brilhante governador de Pernambuco, Eduardo Campos.
Novos candidatos no âmbito nacional, como Eduardo Campos, podem significar novas idéias; práticas políticas e de gestão diferentes das que estamos acostumados, novos posicionamentos e inovação no exercício do mandato. Registre-se que a sociedade do conhecimento em que vivemos é complexa e sofre mutações, as quais por si só não diminui a sua complexidade. Ao contrário, a mutação a torna mais complexa. Neste contexto, os novos atores políticos de destaque podem vir a dar conta, por meio das características citadas acima, das complexas demandas que surgem e estão presentes na sociedade brasileira.
Os eleitores da sociedade do conhecimento estão mais conscientes e mais exigentes. Dentre os diversos critérios para que um candidato seja escolhido pelo eleitor contemporâneo, além de apresentarem novas ideias e novas práticas de gestão, eles precisam estar propensos à inovação, fugindo da velha política e das velhas ideias oligárquicas. De fato, Eduardo Campos se destaca por ter todos esses predicados.
Transformando
Sonhos em Realidade
Na primeira parte da minha autobiografia, conto minha trajetória, desde a infância pobre por diversos lugares do Brasil, até a fundação do grupo Ser Educacional e sua entrada na Bolsa de Valores, o maior IPO da educação brasileira. Diversos sonhos que foram transformados em realidade.
Receba as novidades em primeira mão!
Cookies: a gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.