Agora imagine atingir tudo isso e colocar a sua empresa no topo do ranking: a marca de US$ 1 trilhão em valor de mercado, que foi o resultado da soma de todas as suas ações na Bolsa de Valores de Nova York. Isso aconteceu no início de agosto com a Apple, empresa do ramo tecnológico conhecida pelos famosos produtos de hardware que incluem a linha de computadores Mac, iPod, iPhone, iPad, Apple TV e o Apple Watch. E o mais surpreendente é que é a primeira vez que uma empresa privada chega nesse patamar, e a primeira com base nos Estados Unidos.
Como tudo na vida, nós sempre podemos extrair lições e exemplos. Nesse caso da Apple, não tem como ser diferente, sobretudo para o mundo dos negócios. O que essa empresa pode nos ensinar no quesito sucesso? Se analisarmos as suas características, talvez uma das mais importantes seja a diversificação, já que a Apple não vende apenas iPhones e computadores, mas também serviços como o iTunes Store, Apple Music, Apple Play, entre outros.
Além disso, se tivermos um olhar ainda mais minucioso, poderemos perceber o mérito da empresa em adaptar e reinventar os produtos e os serviços com formatos únicos, fáceis de usar e com total valorização da ergonomia – este último sendo considerado um dos pontos mais importantes para os dias de hoje e que consiste na otimização das condições de trabalho humano com elementos de eficiência.
O que eu pretendo mostrar nessa explanação é que: não importa o tamanho das suas visões estratégicas, é possível, sim, ir muito longe quando se trata de negócios. Claro que isso não acontece da noite para o dia e pode levar muitos anos e muitos fracassos também. Mas, a partir das experiências e aprendizagens do cotidiano, da observação na mudança de comportamento da sociedade e dos novos cenários que estão se criando ou se reinventando, é possível crescer, atingir altos patamares e ver o sonho que saiu do papel se tornar um gigante e virar desejo de consumo de muitas pessoas.
Transformando
Sonhos em Realidade
Na primeira parte da minha autobiografia, conto minha trajetória, desde a infância pobre por diversos lugares do Brasil, até a fundação do grupo Ser Educacional e sua entrada na Bolsa de Valores, o maior IPO da educação brasileira. Diversos sonhos que foram transformados em realidade.
Receba as novidades em primeira mão!
Cookies: a gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.