Paulo Freire, o patrono da educação

Paulo Freire, o patrono da educação

Por: Janguiê Diniz
18 de Abr de 2012

Paulo Reglus Neves Freire nasceu no Recife, em 1921, faleceu em São Paulo, aos 76 anos e foi sem dúvidas o mais ilustre educador brasileiro – teve suas ações reconhecidas no âmbito nacional e internacional. Com vários obras publicadas, Freire teve seu mais conhecido livro intitulado de “Pedagogia do Oprimido”, nele o autor discursou sobre o seu maior objetivo através da educação: conscientizar o aluno.

Devemos tomar Paulo Freire como um exemplo a ser seguido. Ele conviveu com a pobreza e a fome durante parte da infância, e mais tarde usou sua experiência para ajudar os menos favorecidos através do seu método revolucionário de ensino, quando montou uma equipe e alfabetizou 300 cortadores de cana em 45 dias.

Paulo Freire é uma inspiração para várias gerações de professores, onde o diálogo é utilizado na educação como forma de levar os alunos a despertar a consciência, ou seja, extinguir o pensamento de que o professor sabe tudo e que o aluno não possui nenhum conhecimento.

Ainda vivo, ele criou o Instituto Paulo Freire (IPF), em 1991, com o projeto de reunir pessoas e instituições que possuíam seus mesmos sonhos – de construir uma educação humanizada e reflexiva para fortalecer a luta pela construção de um mundo digno e igualitário. Hoje, o IPF tornou-se internacional, com participação de membros de 90 países, que dão continuidade ao projeto de vida de Freire.

Uma das mais impactantes, entre as inúmeras frases do filósofo Paulo Freire, mostra a importância da educação para a construção de um país: “Se a educação não é capaz de mudar a sociedade, sem ela tão pouco a sociedade muda.” (Pedagogia da Autonomia, 1996). Diante de tanto conhecimento, ele foi o brasileiro mais homenageado da história: ganhou 41 títulos de Doutor Honoris Causa de universidades mundialmente conhecidas, como Harvard, Cambridge e Oxford. Com essa história, ser patrono da educação brasileira é uma homenagem mais do que justa.

 

Transformando

Sonhos em Realidade

Na primeira parte da minha autobiografia, conto minha trajetória, desde a infância pobre por diversos lugares do Brasil, até a fundação do grupo Ser Educacional e sua entrada na Bolsa de Valores, o maior IPO da educação brasileira. Diversos sonhos que foram transformados em realidade.

Receba as novidades em primeira mão!