Tanto o fim quanto o começo do ano são tidos como o período das retrospectivas e expectativas. Olhamos para trás, para relembrar o que aconteceu, e para a frente, para imaginar e desejar o futuro. Enquanto o primeiro é um exercício apenas de memória, o segundo se estabelece como uma atividade de prospecção, em que traçamos metas e fazemos planos para o próximo ano. Na verdade, mais do que planos, é preciso ter planejamento.
É que, ao falar em planos, permanecemos no campo da ideia, do desejo, da imaginação. Planejamento, no entanto, preconiza ação, atitude, mudança real. É como disse o ex-presidente dos Estados Unidos, Dwight D. Eisenhower: “Não tenha apenas planos, planeje. Viver nos dias de hoje é como viver em tempos de guerra. E em tempos de guerra, planejamento é imprescindível. Planos são inúteis”. Com efeito, traçar um planejamento envolve pensar mais a fundo sobre os objetivos que se deseja atingir e traçar as estratégias adequadas para tal.
O planejamento deve ser uma das preocupações de qualquer pessoa que deseja empreender na vida e nos negócios para que possa chegar ao sucesso, à prosperidade e à riqueza material. Com planejamento, metas, trabalho e muita disciplina, conseguimos chegar aos nossos objetivos mais rapidamente. Ele mostra – na verdade, nos faz ver – os melhores caminhos, que passos dar, bem como por onde não ir. Ora, quando você enxerga o caminho, consegue trilhá-lo muito mais facilmente do que quando está no escuro, ou não o conhece, certo? Essa é a diferença do planejamento.
O ano de 2022 tem tudo para ser de grande crescimento e prosperidade para todos. Para isso, no entanto, é preciso planejá-lo. Trace seus objetivos e suas metas, defina como alcançar cada um deles e, principalmente, trabalhe, trabalhe muito, com dedicação e foco, que o universo conspirará a seu favor, fazendo você alcançar seu desiderato. E, como sempre digo, não desista, pois, ao desistir de algo, estará também desistindo de tudo que vem após aquilo. Esta não pode ser uma opção.
Transformando
Sonhos em Realidade
Na primeira parte da minha autobiografia, conto minha trajetória, desde a infância pobre por diversos lugares do Brasil, até a fundação do grupo Ser Educacional e sua entrada na Bolsa de Valores, o maior IPO da educação brasileira. Diversos sonhos que foram transformados em realidade.
Receba as novidades em primeira mão!
Cookies: a gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.