São vários os motivos que fazem o preço da gasolina disparar no Brasil. O primeiro deles é que não somos autossuficientes na produção do “ouro negro”. O petróleo que extraímos tem densidade média ou pesada e nossas refinarias foram construídas na década de 70 para refinar o petróleo leve, oriundo do Oriente Médio. Assim, o petróleo que extraímos não nos serve totalmente.
Segundo especialistas, um dos fatores que mais influencia no preço da gasolina por aqui é de carga tributária. Quase 60 por cento (57,13%) do preço é apenas imposto, mais da metade do preço do litro. Fazendo um comparativo com outros países, nos Estados Unidos, por exemplo, o imposto é de 15%. Já na Europa, em média, o imposto chega a 65% e ainda assim, o combustível europeu é mais barato que o brasileiro.
Na Europa, o preço da gasolina acompanha o valor do barril de petróleo no exterior, que está em queda. A mesma tendência não acontece no Brasil. Ao contrário. Enquanto a gasolina estava com autos preços no exterior, a cotação era mais baixa no Brasil. Quando o valor começou a cair lá fora, o inverso aconteceu no nosso País.
No Brasil, as principais taxações sobre a gasolina nacional são as cobradas pelo ICMS, que representa 32% do valor pago e a CIDE (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico), que representa 21% do valor pago. Essa sigla agrupa PIS, COFINS e PPE (Parcela de Preço Específica). O PIS Confis sofreu reajuste no inicio de fevereiro e o Cide, taxa que estava zerada desde 2012 e deve retornar entre abril e maio deste ano. Isso significa que, provavelmente, o preço da gasolina ainda irá aumentar um pouco mais.
Há outros detalhes que influenciam na alta da gasolina brasileira. Um deles é que a nossa gasolina não é pura. O governo pode exigir que o percentual da mistura de etanol na gasolina varie de acordo com a necessidade da economia. A lei determinava que esse percentual variasse entre 20% e 25%. Entretanto, em 2013, o governo anunciou o aumento para 25%.
A justificativa veio na necessidade de fomentar a produção de etanol no Brasil e diminuir a importação de gasolina. Vale lembrar que o preço do álcool é afetado pelo período de entressafra da cana-de-açúcar e pela redução da produção das usinas, que alternam entre a fabricação de etanol e de açúcar, de acordo com a cotação internacional do produto.
A alta da gasolina brasileira é apenas mais um indício de como é importante e necessária a reforma tributária no Brasil. É preciso que as mudanças comecem o quanto antes, para que nosso país continue se desenvolvendo e se torne cada vez mais igualitário para os brasileiros.
Transformando
Sonhos em Realidade
Na primeira parte da minha autobiografia, conto minha trajetória, desde a infância pobre por diversos lugares do Brasil, até a fundação do grupo Ser Educacional e sua entrada na Bolsa de Valores, o maior IPO da educação brasileira. Diversos sonhos que foram transformados em realidade.
Receba as novidades em primeira mão!
Cookies: a gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.