Projeto O Fuçador, um case de sucesso

Projeto O Fuçador, um case de sucesso

Por: Janguiê Diniz
26 de Mai de 2008

Foi com este viés de integração entre a teoria e a prática que em 2007 as instituições de ensino superior do Recife e de municípios vizinhos, juntamente com o CERCAP, o Trade Turístico de Pernambuco e a Prefeitura do Recife uniram-se para lançar o programa “O Fuçador”. O projeto, que hoje caminha para a 3ª edição, vem alcançando plenamente seus objetivos, estimulando o contato do estudante com o Recife, o que gera um referencial de cidadania e acesso ao mercado de trabalho, e, o mais importante: disseminando a discussão do turismo dentro das universidades, entre os mestres e o alunato, além dos lares, entre os estudantes e os seus familiares, inserindo assim toda a comunidade no processo de planejamento turístico do Recife.

Ao participar do Fuçador, os estudantes têm ainda a possibilidade de projetar os seus nomes e suas propostas junto aos empresários do setor, e a oportunidade de estabelecer possíveis parcerias e relacionamentos com aqueles que planejam e administram a atividade no Recife. Após a realização de duas edições, o projeto certamente já fez a diferença na área profissional e na forma dos alunos participantes perceberem a vida da cidade.

A última edição do Fuçador seguiu a temática “Identificação e aproveitamento turístico das particularidades do Recife” e contou com a participação de mais de 400 alunos fuçadores, divididos em equipes multidisciplinares. Em relação à primeira edição, houve um aumento louvável no número de grupos participantes. Passaram de 82 para 120 equipes inscritas e de 17 para 25 finalistas, o que retrata ainda mais a credibilidade da ação e a motivação da academia. Dessa vez, os universitários mapearam e propuseram inovações para o Clube das Pás; a travessia de barco entre o Marco Zero e o Parque das Esculturas; a Noite Cubana do Clube Bela Vista, no Alto do Céu; o Clube Madeiras do Rosarinho; a Bomba do Hemetério; o Horto Dois Irmãos; o Parque 13 de Maio, entre outros. Também foram temas de projetos a vocação natural do Recife para o turismo de mergulho nos naufrágios e os roteiros GLS.

Com os trabalhos apresentados nas duas últimas edições, consolida-se um fantástico universo de idéias e vivência do município. Olhares múltiplos percebem a cidade e suas potencialidades. São estudantes de Turismo, Direito, Arquitetura, Economia, Administração, Jornalismo e outros cursos que, juntos, pesquisam, investigam, escutam a sociedade e propõem. E quem teve a oportunidade de assistir a um dos dois salões “O Fuçador” por certo foi surpreendido com o profissionalismo com que os trabalhos inscritos foram expostos, com a garra de cada equipe para defender o seu projeto, com a emoção dos universitários em relatar suas experiências de Recifenses Praticantes com a redescoberta do Recife, que esbanja atrativos por todos os bairros, dos mais populares aos mais tradicionais.

Estão de parabéns todos os envolvidos com O Fuçador. Esta é, sem dúvida, uma iniciativa que ratifica a validade da parceria entre os setores público e privado, um exemplo a ser seguido, um projeto que precisa ter continuidade.

* Presidente da ABRAFI – (Associação Brasileira das Mantenedoras de Faculdades Isoladas e Integradas).

www.blogdojanguie.com.br.

Transformando

Sonhos em Realidade

Na primeira parte da minha autobiografia, conto minha trajetória, desde a infância pobre por diversos lugares do Brasil, até a fundação do grupo Ser Educacional e sua entrada na Bolsa de Valores, o maior IPO da educação brasileira. Diversos sonhos que foram transformados em realidade.

Receba as novidades em primeira mão!