Talvez muitos ainda não tenham conhecimento, mas alguns municípios brasileiros foram selecionados pelo Tribunal Superior Eleitoral para fazer uso de uma nova tecnologia nas eleições: a biometria. No estado de Pernambuco, os eleitores da Ilha de Itamaracá, Itapissuma, Rio Formoso e Tamandaré entrarão em contato pela primeira vez com a biometria. A digital e a foto de cada um dos eleitores serão os principais identificadores do indivíduo no momento da votação.
É, de fato, muito prudente a decisão da Justiça Eleitoral, pois um país como o Brasil onde milhares de eleitores “fantasmas” circulam pelas seções a cada novo ano eleitoral, somente a impressão digital no momento da votação pode nos garantir que um cidadão não vote em lugar de outro. Não é segredo para o povo que os políticos envolvidos ou não em escândalos no Brasil sempre encontram uma maneira de burlar a fiscalização dos tribunais eleitorais para garantir um curral eleitoral formado por um número cada vez maior de eleitores.
Distribuição de cestas básicas, óculos de grau, consultas de graça, empregos “arrumados”. Esses são alguns dos exemplos do que os brasileiros recebem de chantagens em troca do voto. No combate a esses tipos de fraudes, a urna biométrica é um forte aliado para evitar possíveis eleições fraudulentas. Nas eleições de 2008, a tecnologia foi usada pela primeira vez. O projeto foi inserido nas cidades de São João Batista, em Santa Catarina, Colorado do Oeste, Roraima, e Fátima do Sul, no Mato Grosso do Sul.
Agora, em 2010, participam 1.122,886 eleitores de 51 municípios, todos recadastrados pelos tribunais regionais locais. A expectativa é que esse sistema proporcione mais segurança para as eleições e nos traga mais garantias de uma votação honesta, já que nenhum indivíduo pode ter impressão digital igual à do outro. Isso nos mostra que os avanços tecnológicos permitem mudanças positivas para diversas áreas de atuação, inclusive quando se trata de garantir o pleno exercício da cidadania.
Transformando
Sonhos em Realidade
Na primeira parte da minha autobiografia, conto minha trajetória, desde a infância pobre por diversos lugares do Brasil, até a fundação do grupo Ser Educacional e sua entrada na Bolsa de Valores, o maior IPO da educação brasileira. Diversos sonhos que foram transformados em realidade.
Receba as novidades em primeira mão!
Cookies: a gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.