Um Papa latino-americano e jesuíta

Um Papa latino-americano e jesuíta

Por: Janguiê Diniz
18 de Mar de 2013

Ele é o primeiro Papa latino-americano, continente mais católico do mundo e escolheu o nome de Francisco para homenagear São Francisco de Assis, o santo da simplicidade, dos menos afortunados e que fazia pregações itinerantes.

 

As surpresas pela eleição do Papa Francisco não acabaram por ai. Quebrando os protocolos da Igreja, o Papa demonstrou bom humor ao falar brincadeiras, em seu primeiro discurso, ao público presente na Praça de São Pedro, no Vaticano. Discreto, humilde, de tendência moderada e integrante da Companhia de Jesus – que evangelizou a América Latina -, são as características que acompanham o novo comandante dos católicos.

Jorge Mario Bergoglio assume o trono de São Pedro em um momento delicado para a Igreja Católica mundial, quando os católicos clamam por um equilíbrio entre as políticas conservadoras e progressistas e em meio a escândalos relacionados à pedofilia. O perfil traçado pelos vaticanistas é que o novo Papa é um homem concreto, pragmático, eficaz. Conservador no que diz respeito às questões morais, mas muito aberto no plano social.

Desafios. É o que Francisco irá encontrar durante o seu papado. Trazer os jovens de volta à Igreja, renovar a linguagem e fazer com que os católicos se sintam amados são apenas alguns deles. É passível afirmar que, se reformas não forem adotadas, a contestação à Igreja Católica, que já é forte em alguns países do Oriente, corre risco de se estender rapidamente, inclusive na América Latina.
Escolhido de forma proposital ou não, o fato é que uma outra característica respeitável dos jesuítas é a atenção para a educação e a abertura para o diálogo inter-religioso, entre fé e cultura – o novo Papa já foi professor de literatura, psicologia e reitor da Faculdade de Filosofia e Teologia de San Miguel.

Muito se espera dele. Contrário ao casamento gay, identidade de gênero, eutanásia e aborto, mas favorável à globalização. Em menos de 24 horas já surgiram comentários negativos em redes sociais sobre as relações de Bergoglio com o governo argentino e de envolvimentos com a ditadura argentina. Por hora, nada disso importa.

Neste momento, o mundo católico deposita toda sua fé e esperança no Papa Francisco e o início da sua missão com os jovens brasileiros já está confirmada através de sua presença na Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro. Daqui para frente, que Deus e o Papa Francisco nos abençoe.

Transformando

Sonhos em Realidade

Na primeira parte da minha autobiografia, conto minha trajetória, desde a infância pobre por diversos lugares do Brasil, até a fundação do grupo Ser Educacional e sua entrada na Bolsa de Valores, o maior IPO da educação brasileira. Diversos sonhos que foram transformados em realidade.

Receba as novidades em primeira mão!