Nem o incentivo dos programas governamentais está sendo capaz de tornar a graduação uma realidade para a base da pirâmide social. Das 108.642 bolsas oferecidas através do Programa Universidade para Todos (Prouni), 11.570 não foram preenchidas, o equivalente a 10,6%. Os números da sobra tendem a aumentar quando o MEC finalizar as estatísticas, já que os dados divulgados até agora se referem aos pré-selecionados através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Falta ainda a comprovação de renda exigida pelo Prouni. Das vagas não preenchidas, a maioria (9.604) é para bolsas parciais, com 50% de desconto na mensalidade. No entanto, as integrais também registraram sobras: são 1.966 vagas ociosas. Os números revelam não somente que o desconto não é capaz de atrair os estudantes com nível socioeconômico mais baixo, mas, sobretudo, que a mensalidade é apenas um dos empecilhos para se chegar à sala de aula de uma faculdade. Gastos com livros, alimentação e locomoção pesam no orçamento das famílias carentes. Não basta só gratuidade, é necessário apoio, através de uma política de ações conjunturais.
Transformando
Sonhos em Realidade
Na primeira parte da minha autobiografia, conto minha trajetória, desde a infância pobre por diversos lugares do Brasil, até a fundação do grupo Ser Educacional e sua entrada na Bolsa de Valores, o maior IPO da educação brasileira. Diversos sonhos que foram transformados em realidade.
Receba as novidades em primeira mão!
Cookies: a gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.