No ano passado a instituição aparecia na 232º colocação. Neste ano ocupa o 178º lugar. O crescimento da USP no ranking ocorreu em conseqüência do amplo desenvolvimento de pesquisas naquela universidade, bem como na ampliação da publicação de trabalhos científicos no exterior. Com estas iniciativas a Instituição de ensino capitalizou mais recursos e se tornou mais respeitada na comunidade acadêmica nacional e internacional.
O ranking da THE é realizado a partir de vários critérios científicos. Dentre eles encontram-se aqueles que consideram a internacionalização da educação. Ou seja, o número de professores e alunos estrangeiros estudando na universidade, além da realização de pesquisas as quais abrangem o desenvolvimento de produtos e conhecimentos. Por outro lado, a relação professor/ aluno e o percentual de doutores existente na unidade também são fatores relevantes na pontuação daquele ranking. Uma outra notícia excelente é a de que a Universidade de Campinas (Unicamp), que bateu o recorde de inscrições no vestibular de 2012, está na 286º colocação, embora tenha caído no ranking haja vista que em 2010 estava na 248º colocação.
Por outro lado, outro ranking importante, embora realizado de forma distinta do ranking da THE, é o da Quacquarelli Symonds (QS), empresa do Reino Unido, especializada em educação no exterior. Este, é alvissareiro registrar, inclui 31 universidades brasileiras entre as 100 melhores da América Latina. A importância destas tabelas de desempenho está diretamente ligada à escolha dos estudantes na hora da graduação, sobretudo dita a prioridade de estratégia no desenvolvimento de parcerias de pesquisas.
Apesar de o destaque nacional ter sido focado nas instituições do sul e sudeste do Brasil, uma universidade nordestina também foi colocada em destaque. A Universidade Federal de Pernambuco, que apareceu em 33º no ranking da QS. Se compararmos ela com todas as instituições federais apontadas na pesquisa, a UFPE é considerada a quinta universidade brasileira com melhor qualidade de ensino. Parabéns para todos os professores, funcionários e alunos da UFPE.
A notícia é muito boa. Entretanto, mesmo com dados tão positivos, à luz das universidades da América latina, é preciso atentar para problemas a serem superados neste continente, e mais especificamente aqui no Brasil. É necessário ter em mente que as concorrentes das universidades do continente sul americano, são grandes instituições estruturadas por organismos governamentais de sucesso. A exemplo dos Estados Unidos que investem 3,1% de seu PIB em educação. O Brasil possui um potencial competitivo na área de pesquisa cuja expansão é notória, porém os investimentos na área ainda não acompanham este desenvolvimento.
No caso de Pernambuco, temos revelado um potencial de crescimento econômico contínuo, sobretudo com a implantação de novos parques industriais. Com a educação não pode ser diferente, é preciso dar continuidade aos projetos estruturados de infraestrutura, de pesquisa e de implantação de cursos que formem e qualifiquem profissionais que possam contribuir para o crescimento do estado e com isso impulsionem o aumento do desenvolvimento econômico em nossa terra.
Transformando
Sonhos em Realidade
Na primeira parte da minha autobiografia, conto minha trajetória, desde a infância pobre por diversos lugares do Brasil, até a fundação do grupo Ser Educacional e sua entrada na Bolsa de Valores, o maior IPO da educação brasileira. Diversos sonhos que foram transformados em realidade.