Além dos ajustes iniciados no ano passado, que reduziram a abrangência do Fies, as instituições de ensino superior agora têm um abatimento maior no valor que recebem do programa de financiamento estudantil do governo. Isso porque o percentual de descontos sobre cada mensalidade paga com o Fies dobrou de 6,25% para 12,24% neste ano - o que tem gerado questionamentos por parte do setor sobre a viabilidade do programa.
"Algumas instituições já pensam em dar descontos diretamente ao aluno em vez de submetê-lo a todo processo de Fies, que está complicado", diz Rodrigo Capelato, diretor-executivo do Semesp, sindicato do setor. Ele pontua que, atualmente, muitos estudantes não conseguem o financiamento máximo de 90% e acabam pedindo bolsas para as faculdades. "Ou seja, a instituição dá desconto ao governo e para o aluno", complementa Capelato. Pelas novas regras do Fies, só estudante com renda per capita familiar de meio salário mínimo consegue financiar 90% da mensalidade.
Receba as novidades em primeira mão!
Cookies: a gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.