José Janguiê Bezerra Diniz nasceu em Santana dos Garrotes, na Paraíba, e cresceu em Pimenta Bueno, Rondônia. Ainda criança, foi engraxate, vendedor de laranjas e de picolés e locutor de rádio. Graduou-se em Direito pela UFPE e em Letras pela Unicap. É especialista, mestre e doutor em Direito. Foi juiz do trabalho e procurador do Ministério Público do Trabalho. Hoje, comanda um dos maiores grupos educacionais do Brasil, com representações em todos os estados do país.
como um grande apanhado de 250 textos – entre artigos, crônicas e ensaios – que foram produzidos como resultados de nossos debates.
de vida pessoal a profissional, mercado de trabalho e empreendedorismo.
cada vez mais fluido e mutável.
qualquer que seja, sem a insistência cega em uma direção infrutífera.
e a capacidade de enfrentar os obstáculos e desafios, sem sucumbir às pressões, mantendo a mira no objetivo principal.
Aos 8 anos, um menino pobre que nasceu no interior da Paraíba começou a trabalhar como engraxate. Algum tempo depois, ainda na infância, passou a vender laranjas e picolés para ajudar no sustento da família. Entre uma mudança de cidade e outra, dos 10 aos 14 anos, trabalhou em um bar, uma lanchonete e uma loja de roupas. Antes de completar o ensino médio, foi ainda office boy de um escritório de contabilidade e locutor infantil. O menino esforçado que nunca parou de estudar se formou em Direito (UFPE), Letras (Unicap) e fez mestrado e doutorado.
Antes de fundar um dos maiores grupos educacionais do Brasil, foi professor da Faculdade de Direito do Recife (UFPE), juiz federal do Tribunal Regional do Trabalho da 6a Região e procurador do trabalho do Ministério Público da União, além de mestre e doutor em Direito. Esse é um breve resumo da trajetória fantástica do meu amigo Janguiê Diniz. Prefácio por Guilherme Benchimol