É fácil dar ordens. Dizer o que os subordinados devem fazer chega a ser cômodo. O gestor que atua “de cima para baixo” é uma das figuras mais comuns do mundo do trabalho. Aquele que manda, cobra, critica, quer resultados. No contexto moderno, no entanto, uma figura tem ganhado espaço e força e se tornado referência para bons gestores: o líder. Qual a diferença entre os dois? Muitas.
De maneira simples, o chefe sempre foi aquela figura autoritária, muitas vezes intransigente, focada em resultados e lucros. É o tipo de gestor que faz a equipe trabalhar de acordo com sua própria visão e seus desejos, não levando em consideração variáveis humanas, por exemplo. É um tipo de gestão mais engessado. O líder, por sua vez, consiste no gestor que sabe utilizar da melhor maneira os talentos de seu time. Ele não manda fazer, mas ensina como e até faz junto, inspirando e motivando a equipe. Além disso, o líder sabe ouvir seus comandados e também aprende e melhora com eles.
Receba as novidades em primeira mão!
Cookies: a gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.