José Janguiê Bezerra Diniz nasceu em Santana dos Garrotes, na Paraíba, e cresceu em Pimenta Bueno, Rondônia. Ainda criança, foi engraxate, vendedor de laranjas e de picolés e locutor de rádio. Graduou-se em Direito pela UFPE e em Letras pela Unicap. É especialista, mestre e doutor em Direito. Foi juiz do trabalho e procurador do Ministério Público do Trabalho. Hoje, comanda um dos maiores grupos educacionais do Brasil, com representações em todos os estados do país.
Minha história começa aí. Um pequeno município distante cerca de 415km de João Pessoa, capital da Paraíba.
Eu tinha três opções: dar o máximo de mim e passar no vestibular da UFPE, pois eu não podia pagar uma faculdade particular; continuar como office-boy, sem registro nem carteira assinada e ganhando salário mínimo; ou voltava para Rondônia.
Quando chegamos a Naviraí, em 1969, eu tinha cinco anos. Apesar de também ficar no interior, era uma cidade bem mais populosa e ativa, completamente diferente de Santana dos Garrotes.
Incentivado pela vivência profissional, pela docência e especializações na área trabalhista, escrevi em 1994 meu primeiro livro: Os recursos no processo trabalhista – Teoria e Prática.
Eu continuava sonhando em empreender no ramo educacional e construir uma grande universidade, e tinha certeza que iria realizar meu sonho.
Eu estava sonhando durante o período de faculdade. Ela já não era um ambiente novo e eu já estava acostumado com o fato de ser um dos alunos mais jovens da turma. Um jovem que pensava grande, que queria ousar.
De engraxate, vendedor de laranjas e picolés durante a infância no interior recém-explorado do Brasil ao megaempresário frequentador da lista da revista Forbes e acionista controlador de uma grande empresa de capital aberto, a vontade de fazer acontecer está presente durante todo o tempo. Janguiê, durante esta narrativa, nos mostra a essência do empreendedor: sua capacidade infinita de superar obstáculos e adversidades, de sonhar o impossível mantendo os pés no chão, sua obstinação de vencer e realizar, de antecipar o futuro.